Hourly Comic Day
A delícia de ser uva
Feliz ano novo, minha gente!
(Vocês também desejam feliz ano novo quando veem alguém pela primeira vez no ano?)
Esse Dia de Quadrinhos Toda Hora (tradução livre de Hourly Comic Day) foi um estouro! Para quem não conhece, uma vez no ano quadrinistas do mundo inteiro se organizam pra desenhar seu dia hora a hora. Até ano passado isso acontecia no dia 1º de fevereiro, e esse ano foi no dia 8 de fevereiro. Eu participo há quase 10 anos, todo meu histórico tá arquivado no meu site e tem uma seção aqui na newsletter. Que belo exercício de curadoria em tempo real transformar em quadrinho o que a gente vai vivendo!
Ano passado foi o ano das tarefas domésticas, uma energia de dona de casa, fazendo feira e faxina, esse ano foi uma energia de coletividade e fartura, a uva é uma fruta de festa e banquetes. Agradeço as companhias maravilhosas do dia e da noite, Chico, Saulo, Ayla, Ju, Teresa. Ju ficou feliz desde quando soube que o evento ia coincidir com o baile, mal sabia ela de tudo o mais que ia acontecer. Eu chamei Teresa em casa pra gente desenhar juntas nesse dia dos quadrinistas, ela esqueceu a nova data e eu quase não achei tempo pra desenhar no meio de tantos encontros. Anotei tudo e terminei no dia seguinte, nos intervalos dos compromissos da segunda-feira. Pela primeira vez fiz o exercício desenhando direto na caneta (exceto por um ou outro esboço grosseiro) e adorei! Foi bem mais rápido e deu pra soltar a mão.
Esse ano Cahlac fez um grande movimento para os quadrinistas brasileiros fazerem o exercício, e foi tão bonito de ver! Participaram a Ilustralu, a Thai, a Giovanna, o Vienno, a Emily… Mais quem vocês viram que participou? Vamo participar ano que vem?

A Kornelija Zalpyte, uma ilustradora lituana encantadora de insetos, fez na data antiga porque não sabia da mudança… Os desenhos são delicadíssimos, e que dia especial que foi! Era o dia certo pra ela fazer. Minha quadrinista mestra desse desafio é a Lucy Knisley, e é sempre especial acompanhar a rotina dela, cheia de comidas deliciosas e anedotas em família. (ambos em inglês)

A Vera Brosgol sempre participa e me emociona também. Esse ano ela esteve em comunidade e precisou desenhar muitas cenas de multidão. Que pesadelo que é! Eu adorei ter tanta gente no meu dia, mas desenhar todas as pessoas foi mesmo cansativo! Para driblar isso, Vera se transformou em fruta!!!

Eu me fantasio de uva há 10 anos, e não sei muito como colocar em palavras a satisfação de ser uma uva, mas eu falei mesmo sobre isso pra TV (minutagem 2’55”), numa reportagem sobre pessoas que se fantasiam da mesma coisa há muito tempo. Apareci no jornal do almoço do sábado dia 7 e à noite estava indo pro 60º Baile Municipal. As pessoas ainda assistem muita TV, viu? Que uvinha famosa que fui, me senti o pikachu!
Obrigada por acompanharem meus desenhos e palavras, vocês me fazem feliz. Aproveito pra dar as boas-vindas aos novos inscritos da newsletter nesse meio tempo. As edições são assim: uma história em quadrinhos, geralmente autobiográfica, ou uma zine ilustrada, ou um texto acompanhado de desenhos. Sempre tem algum desenho. Sempre tem algum texto. Às vezes eu faço uma lista de indicações, como na edição Ainda recomendo O Caminho do Artista?, que se tornou a mais famosa aqui da newsletter. É uma edição que eu ainda recomendo se você tiver chegado depois.
Como ano passado, eu compartilhei uma zine de retrospectiva do ano que passou e expectativas do ano que começa, vocês viram? Eu postei no instagram, e vou deixar aqui o PDF para baixar também. Faço minha lista de metas há bastante tempo, me ajudam a ancorar meus desejos e sonhos e a imaginar as pequenas alegrias que podem brotar nesse cotidiano. O carnaval ainda nem começou, então é tempo se quiser fazer.

Nos últimos anos, uma palavra frequente que aparece nos meus desejos é encontros. Reunir os amigos em casa, fazer coisas em coletivo, estar junto de quem a gente ama. Que sorte a minha ter podido tudo isso nesse dia desenhado. Estar em comunidade vivendo a magia do carnaval, me encontrar com pessoas queridas para comer, bordar, desenhar, conversar. Sou uma uva sortuda.

Os desenhos retratam tudo fielmente, mas as fotos a seguir entraram pro meu rol de favoritas…
Beijos sabor uva,
Jana





















Por que sempre de uva? Tem link pra matéria da Globo? 🤭
eu tava na expectativa de ainda ver como tinha sido teu dia de desenhos. muito massa que a nova data coincidiu com o pré-carnaval, combinou demais <3