Cabelo-nuvem

Share this post

Receita para uma lista de metas de ano novo

cabelonuvem.substack.com

Receita para uma lista de metas de ano novo

12 -- Uma bem sonhadora, uma impossível, uma fácil, uma que sua mãe mandou

Janaína Esmeraldo
Feb 8, 2023
17
9
Share
Share this post

Receita para uma lista de metas de ano novo

cabelonuvem.substack.com
A página em branco que é um ano novo. Você também sente um frescor especial no mês de janeiro? O ano que acabou se dobra sobre ele mesmo e um calendário novinho se abre aos nossos pés.
Meu ritual favorito de ano novo é olhar as metas que eu coloquei para o ano passado e pensar novas para o ano que vai começar. Eu penso metas pra vários setores da minha vida. Das que eu tinha pensado pra 2022, duas eu cumpri com louvor (em Arte e Esporte), uma vai ser renovada para uma nova temporada em 2023 porque ficou pendente (em Saúde), e outra foi deliberadamente ignorada (em Profissional).
O negócio das metas é que a gente frequentemente quer resolver a vida com uma lista. Tem meta que a gente escreve pra manifestar, pra esperar algo que parece distante ou impossível, mas bem que a gente queria. Tem meta que é desejo que você vai se planejar e se organizar pra cumprir. Tem meta que já nasce fadada.
Como uma abordagem compassiva, incluo também metas de coisas que eu já ia fazer, coisas a meio caminho andado. No fim do ano dá uma satisfação danada de cumprir pelo menos essa meta, mas com um gostinho de trapaça. Se a lista for só assim, fica morna, não tem graça. Sonhar é necessário pra nossa vitalidade.
A lista não é pra ser colocada em prática à risca. A utopia nos motiva. Se no final do ano você atingir 10% da utopia, a realidade se aproximou da utopia. Quando a gente não conta o sonho pra ninguém, não recorda nem registra, aos poucos ele vai se desvanecendo até sumir. Escreva as metas que parecem irreais.

Incluo também metas engraçadinhas, divertidas, aprender a fazer pão, abrir espacate. A que vai dar uma satisfação lúdica A palavra meta remete a trabalho, mas pode ser brincadeira.
Eu assisto vídeos de segredos de produtividade, gestão do tempo e planejamento pra decidir que não acredito neles. Esses vídeos me dão vontade de fazer menos, descansar e evitar essa armadilha de ter uma vida útil.
Sim, a organização é poderosa, quebrar uma tarefa em várias, pintar bolinhas, pregar post-its, fazer listas. Esses youtubers olhariam pras minhas metas não cumpridas e diriam que faltou o savoir-faire do planejamento. Mas tem uma meta que eu repito há anos e não acontece e penso: eu quero isso mesmo? Em 2022 eu coloquei muita intenção no que fiz. As metas que cumpri teve trabalho duro e um sopro de vontade.

Algumas eu cumpri com ressalvas, vai. Mas a intenção as colocou em movimento. “Agora vocês… Eu nem tentei vocês.” “Você, coitada…” A meta repetida, eu desisti dela antes de tentar. “Parece que você caducou.” Uma a menos.
A receita para fazer uma lista de metas sob medida é: ser otimista ao máximo em umas duas, colocar uma importante mas que você vai ignorar deliberadamente, uma bobinha que você vai cumprir com facilidade, uma lúdica pra sua criança interior, uma que você já ia fazer e mais três que seriam fantásticas se acontecessem.
Dessas três, tem uma que você vai colocar uma intenção danada. Você colocou no papel, olhou pra meta escrita e percebeu que quer muito aquilo. As outras duas, eu não sei, já tem meta demais.
Claro que no começo do ano tem essa energia de página em branco que deixa a gente tão otimista. Talvez a gente pese a mão. Em alguns meses vai dar pra separar as metas em que estou investida daquelas que foram enfeite. Por enquanto ainda tô no embalo das sete ondas que pulei com minha calcinha nova amarela. Vai ser um ótimo ano!

Feliz ano novo, minha gente!

Ok, eu sei que já é fevereiro, 2023 já tá 10% vivido. Entre pensar minhas reflexões, escrevê-las e desenhá-las em quadrinhos, o tempo passou. Entendedores dirão que ainda é começo de ano também, o ano novo chinês foi um dia desses e o carnaval ainda vai chegar. E de qualquer forma, o ano novo como conhecemos é uma data arbitrária do calendário Gregoriano, não é mesmo?

Uma lista de metas não precisa ser feita só no início do ano, pode ser feita em qualquer momento, então se quiser aproveitar a energia desse quadrinho, escreva a sua! Use a minha receita! Se quiser imprimir, a página é um modelinho pra você fazer a sua listinha. Pode colocar mais do que as que eu listei, claro, a lista não é exaustiva. Provavelmente vai ser meta demais, nunca ouvi falar em gente que completou e dobrou as metas de ano novo, mas não tem problema não cumprir à risca. O papel social da lista é deixar a gente sonhar.

A quadrinista Zoe Si definiu perfeitamente porque eu gosto tanto de lista de metas, na newsletter dela no tema:

Alguns anos atrás eu comecei a fazer bullet journal, o que pra mim significa comprar um caderno Leuchtturm novinho em folha numa cor diferente ali no fim de dezembro, inaugurá-lo com uma caneta legal, olhar pro ano passado e o que rolou com as metas que eu tinha escolhido e manifestar minha ~*~vida perfeita~*~ pro próximo ano. Escrever as coisas as tornam reais e alcançáveis, e começar um novo e lindo caderno com uma lista dos seus sonhos mais desequilibrados e sem filtro é simplesmente o auge da indulgência. ALTAMENTE recomendável. (tradução livre minha)

Acho que eu podia ter resumido meu quadrinho nesse parágrafo, mas aí eu não teria desenhado ele, o que seria uma pena. Vocês não me veriam ostentando meu espacate. Ano passado a Zoe Si colocou como meta “ganhar o Pulitzer” (e comentou ao lado: “hahaha”), e no final das contas ela foi indicada ao prêmio. Não ganhou, mas foi indicada, poxa. Escreva SIM as metas que parecem irreais.

Outra dica de leitura no tema expectativa e retrospectiva, a Anna escreveu sobre suas resoluções de ano novo e aquelas que já funcionaram no passado, em Coisas que eu fiz. É ser indulgente consigo mesma mas também pensar de maneira sincera os desejos que queremos para nossas vidas. Nas nossas ações incompletas e imperfeitas, vamos nos tornando quem queremos ser.

Eu comecei esse ano querendo muito descansar. Fiz uma brincadeira de ano novo com amigues e em quase todas as caixinhas de respostas eu botei que esse ano queria dormir. Quando tive que resumir o ano novo em uma única palavra, em meio aos risos deles de que eu colocaria dormir de novo, fui espertinha e coloquei “sonhar”.

2023, tô pronta. Pulei as 7 ondas, fiz minha lista de metas bem compassiva e sonhadora e tô preparando as fantasias pro verdadeiro réveillon que é o carnaval.

"ALGUÉM AVISA AO UNIVERSO QUE JÁ É 2023 ELE JÁ PODE COMEÇAR A CONSPIRAR A MEU FAVOR"
por Pedro Vinicio

Ei, sabia que você pode adquirir os meus quadrinhos em formato físico para ler no seu sofazinho ou numa rede, bem longe das telas dos eletrônicos? Visite minha lojinha! Ano passado eu lancei uma coletânea de histórias que desenhei entre 2016 e 2021. Eu não planejei as histórias de antemão, foram histórias que eu fui querendo contar e fui desenhando e compartilhando. Sobre quando me mudei pra Recife e precisei encontrar um novo lar. Quando saí de Recife porque um vento soprava pra eu sair. Quando senti saudade dos amigos, mas fiz novos, de quem também sentiria saudade depois. Agora, vendo todos esses quadrinhos juntos, lado a lado, consigo identificar um fio conduzindo as histórias, e fiquei muito feliz de ver em que altura eu dei cada um dos nós. O livro foi uma meta que eu não estabeleci pro ano passado mas que aconteceu. Revisitando listas de anos anteriores, vi que já tinha colocado sim como meta em outras listas, mas tinha desistido. Fiquei feliz.

A lojinha já abriu pra temporada 2023, e tem outras coisinhas por lá também. Dá uma olhadinha! Tem quadrinho, tem desenho, tem ecobag e tem zine de dobradura. Por aqui na newsletter, seguimos com o leve planejamento de uma edição por mês (essa aqui conta como a edição de janeiro - kkk), com cartinhas enviadas ora aos domingos ora às quartas-feiras ora no dia que ela fica pronta.

Abraços flexíveis,

17
9
Share
Share this post

Receita para uma lista de metas de ano novo

cabelonuvem.substack.com
9 Comments
Paula Maria
Writes te escrevo cartas
Feb 10Liked by Janaína Esmeraldo

Aí eu amei essa edição, que coisa mais fofiiiiiinhaaaaa (insira o gif). Vou salvar pra voltar depois na sua lodjinha ❣️

Expand full comment
Reply
Maysa
Feb 8Liked by Janaína Esmeraldo

Ai Jana, ficou lindo demais. Chega deu um calorzinho.

Expand full comment
Reply
1 reply by Janaína Esmeraldo
7 more comments…
Top
New
Community

No posts

Ready for more?

© 2023 Janaína Esmeraldo
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing