Receita para uma lista de metas de ano novo
12 -- Uma bem sonhadora, uma impossível, uma fácil, uma que sua mãe mandou
Feliz ano novo, minha gente!
Ok, eu sei que já é fevereiro, 2023 já tá 10% vivido. Entre pensar minhas reflexões, escrevê-las e desenhá-las em quadrinhos, o tempo passou. Entendedores dirão que ainda é começo de ano também, o ano novo chinês foi um dia desses e o carnaval ainda vai chegar. E de qualquer forma, o ano novo como conhecemos é uma data arbitrária do calendário Gregoriano, não é mesmo?
Uma lista de metas não precisa ser feita só no início do ano, pode ser feita em qualquer momento, então se quiser aproveitar a energia desse quadrinho, escreva a sua! Use a minha receita! Se quiser imprimir, a página é um modelinho pra você fazer a sua listinha. Pode colocar mais do que as que eu listei, claro, a lista não é exaustiva. Provavelmente vai ser meta demais, nunca ouvi falar em gente que completou e dobrou as metas de ano novo, mas não tem problema não cumprir à risca. O papel social da lista é deixar a gente sonhar.
A quadrinista Zoe Si definiu perfeitamente porque eu gosto tanto de lista de metas, na newsletter dela no tema:
Alguns anos atrás eu comecei a fazer bullet journal, o que pra mim significa comprar um caderno Leuchtturm novinho em folha numa cor diferente ali no fim de dezembro, inaugurá-lo com uma caneta legal, olhar pro ano passado e o que rolou com as metas que eu tinha escolhido e manifestar minha ~*~vida perfeita~*~ pro próximo ano. Escrever as coisas as tornam reais e alcançáveis, e começar um novo e lindo caderno com uma lista dos seus sonhos mais desequilibrados e sem filtro é simplesmente o auge da indulgência. ALTAMENTE recomendável. (tradução livre minha)
Acho que eu podia ter resumido meu quadrinho nesse parágrafo, mas aí eu não teria desenhado ele, o que seria uma pena. Vocês não me veriam ostentando meu espacate. Ano passado a Zoe Si colocou como meta “ganhar o Pulitzer” (e comentou ao lado: “hahaha”), e no final das contas ela foi indicada ao prêmio. Não ganhou, mas foi indicada, poxa. Escreva SIM as metas que parecem irreais.
Outra dica de leitura no tema expectativa e retrospectiva, a Anna escreveu sobre suas resoluções de ano novo e aquelas que já funcionaram no passado, em Coisas que eu fiz. É ser indulgente consigo mesma mas também pensar de maneira sincera os desejos que queremos para nossas vidas. Nas nossas ações incompletas e imperfeitas, vamos nos tornando quem queremos ser.
Eu comecei esse ano querendo muito descansar. Fiz uma brincadeira de ano novo com amigues e em quase todas as caixinhas de respostas eu botei que esse ano queria dormir. Quando tive que resumir o ano novo em uma única palavra, em meio aos risos deles de que eu colocaria dormir de novo, fui espertinha e coloquei “sonhar”.
2023, tô pronta. Pulei as 7 ondas, fiz minha lista de metas bem compassiva e sonhadora e tô preparando as fantasias pro verdadeiro réveillon que é o carnaval.

Ei, sabia que você pode adquirir os meus quadrinhos em formato físico para ler no seu sofazinho ou numa rede, bem longe das telas dos eletrônicos? Visite minha lojinha! Ano passado eu lancei uma coletânea de histórias que desenhei entre 2016 e 2021. Eu não planejei as histórias de antemão, foram histórias que eu fui querendo contar e fui desenhando e compartilhando. Sobre quando me mudei pra Recife e precisei encontrar um novo lar. Quando saí de Recife porque um vento soprava pra eu sair. Quando senti saudade dos amigos, mas fiz novos, de quem também sentiria saudade depois. Agora, vendo todos esses quadrinhos juntos, lado a lado, consigo identificar um fio conduzindo as histórias, e fiquei muito feliz de ver em que altura eu dei cada um dos nós. O livro foi uma meta que eu não estabeleci pro ano passado mas que aconteceu. Revisitando listas de anos anteriores, vi que já tinha colocado sim como meta em outras listas, mas tinha desistido. Fiquei feliz.
A lojinha já abriu pra temporada 2023, e tem outras coisinhas por lá também. Dá uma olhadinha! Tem quadrinho, tem desenho, tem ecobag e tem zine de dobradura. Por aqui na newsletter, seguimos com o leve planejamento de uma edição por mês (essa aqui conta como a edição de janeiro - kkk), com cartinhas enviadas ora aos domingos ora às quartas-feiras ora no dia que ela fica pronta.
Abraços flexíveis,
Aí eu amei essa edição, que coisa mais fofiiiiiinhaaaaa (insira o gif). Vou salvar pra voltar depois na sua lodjinha ❣️
Ai Jana, ficou lindo demais. Chega deu um calorzinho.